07/05/2019
País perde US$ 68 bilhões por ano com gastos ineficientes
 


O desperdício de recursos públicos no Brasil representa um prejuízo de US$ 68 bilhões por ano ou 3,9% do PIB , de acordo com estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que será divulgado nesta terça-feira. O indicador leva em consideração recursos mal direcionados em áreas como transferências de renda, compras governamentais e subsídios. Na média da América Latina, essa taxa de ineficiência chega a 4,4%. O número do Brasil , no entanto, é maior do que o de países como Uruguai, Peru e Chile. A Argentina tem a pior marca, com 7,2% do PIB desperdiçados.
De acordo com o diagnóstico do BID, os países da região elevaram os gastos públicos nos últimos anos, embalados pelo boom das commodities, que turbinou o crescimento de países em desenvolvimento e emergentes. A instituição avalia, no entanto, que esse aumento de despesas levou a desperdícios. “Falta de profissionalismo, negligência, corrupção, ou uma combinação desses fatores, inflacionam o custo dos insumos usados para produzir esses serviços”, avalia o levantamento.
Uma das formas de calcular o desperdício é o que os autores do estudo chamam de “vazamento” de transferências. Ou seja, quando um programa que deveria beneficiar os mais pobres acaba garantindo vantagens para mais ricos.

O levantamento constatou, por exemplo, que, de todos os beneficiários do Bolsa Família, 80% são considerados pobres. Alguns tipos de incentivos fiscais, no entanto, acabam direcionados para quem não precisa.

— No Bolsa Família, por exemplo, quase 80% dos beneficiários são pobres. Então, o programa é altamente direcionado. Há um vazamento de 20%, mas você acha os maiores vazamentos em gastos tributários. Quando você reduz os impostos para comida, por exemplo, é um subsídio que afeta muitas pessoas, não só pobres. Quando alguém mais rico compra algo pagando menos impostos, consideramos isso como um vazamento — afirma Alejandro Izquierdo, assessor sênior do Departamento de Pesquisa do BID.

Fonte: O Globo/ Foto: Reprodução
 
 
VEJA TAMBÉM
17/05/2019 - Acidente foi registrado na madrugada na BR 282 em Ponte Serrada
17/05/2019 - Citados em delação do dono da Gol negam financiamento ilegal
17/05/2019 - Economia caiu 0,1% no 1º trimestre, aponta monitor do PIB da FGV
17/05/2019 - Tite anuncia seleção brasileira da Copa América em meio a quebra-cabeça
15/05/2019 - 52% dos catarinenses já se vacinaram contra a gripe
15/05/2019 - Após habeas corpus, Temer é solto e deixa prisão no Comando de Policiamento de Choque, em SP
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet