15/03/2019
Promotores mostram fotos de Bernardo morto e apontam culpa dos quatro réus por 'homicídio repugnante
 


O júri do assassinato do menino Bernardo Boldrini chegou nesta quinta-feira (14) à fase de debate entre defesa e acusação. Durante a explanação dos promotores, foram exibidas fotos do cadáver da criança, em um dos momentos de maior comoção do julgamento popular que é realizado desde o início da semana no Fórum de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul.
A promotoria anunciou que iria mostrar imagens fortes para os jurados, réus e todos que assistiam ao julgamento. Era o corpo de Bernardo, deitado na mesa de um necrotério, nu, completamente desfigurado, após ter passado dez dias enterrado em uma cova.
"É forte. Eu espero que o pai dele, que está sentado lá atrás, tenha coragem para ver o filho dele. Porque ele pediu para ver o corpo. E agora ele vai ver", provocou o promotor Ederson Vieira pouco antes de exibir as imagens.

O pai Leandro Boldrini, no entanto, recusou-se a ver as fotos e pediu para se retirar do salão do júri por meio de sua defesa. Alguns presentes choraram ao ver o estado do corpo sem vida, outros preferiram desviar o olhar daquela cena. Entre os réus presentes no salão do júri, apenas Evandro teve coragem de olhar para a tela.
Os promotores Ederson Vieira, Bruno Bonamente e Silvia Jappe sustentaram que os quatro réus tiveram participação no assassinato, mas com motivações distintas. "O Evandro fez por dinheiro, não matou por prazer. Os outros três mataram por prazer", disse Vieira. Evandro fazia sinal de negação com a cabeça enquanto ouvia.
O promotor classificou Edelvânia, Graciele e Leandro como "psicopatas" e pediu pena máxima a todos no fim de sua manifestação, enquanto exibia a foto de Bernardo, desta vez sorrindo, na tela.

"O Bernardo para mim está vivo. Eu tenho impressão de que ele vai entrar ali, ó”, declarou Vieira, apontando para a porta do salão do júri. “Ele vai pedir justiça”, completou.

Fase de debates

A explanação durou quatro horas. A defesa de cada um dos réus teve uma hora para se manifestar. Para não interromper o debate, a juíza optou por estender a sessão, que foi mais extensa do que nos dias anteriores.
Pode haver uma réplica de duas horas para o Ministério Público e uma tréplica, do mesmo período, dividida entre as quatro defesas. É nessa fase do julgamento que as partes defendem suas teses sobre o ocorrido, buscando convencer os jurados.
Essa é a última etapa antes que o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri, formado por sete pessoas, decida se os réus são culpados ou inocentes. A expectativa é que a sentença seja proferida pela juíza Sucilene Engler nesta sexta-feira (15).
Bernardo Uglione Boldrini morreu em abril de 2014, aos 11 anos, após ingerir uma superdosagem de Midazolam, medicamento indutor de sono. O corpo dele foi encontrado 10 dias depois, enterrado em uma cova no interior de Frederico Westphalen, a 80 km de Três Passos.
O pai da criança, o médico Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini, respondem por homicídio com quatro qualificadoras (motivo torpe, fútil, com emprego de veneno e mediante dissimulação). Edelvânia Wirganovicz, por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, com emprego de veneno e dissimulação), e Evandro Wirganovicz, por homicídio duplamente qualificado (emprego de veneno e dissimulação).

Os quatro também respondem por ocultação de cadáver. O pai de Bernardo ainda é acusado de falsidade ideológica.

Fonte: G1/RS: Foto: Joyce Heurich
 
 
VEJA TAMBÉM
19/03/2019 - Após baixa adesão, SC terá campanha de vacinação contra febre amarela
19/03/2019 - Ex-governador do Paraná, Beto Richa volta a ser preso
19/03/2019 - Lei Seca diminui em 53% mortes de trânsito no Rio em 10 anos de existência
14/03/2019 - Senado aprova regra que pune constrangimento a amamentação em público
14/03/2019 - Primeiro réu do caso Bernardo a ser interrogado, Leandro Boldrini nega acusações: 'Não mandei matar
13/03/2019 - Operação nacional contra roubo de cargas acontece nesta manhã em Joinville
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet