12/03/2019
Governador de SC entrega termo para licitar obras na Serra do Rio Rastro
 


As obras de contenção de rochas, na pavimentação e na drenagem da Serra do Rio do Rastro estão mais próximas de se tornar realidade. O governador Carlos Moisés entregou na manhã desta segunda-feira (11) o termo de referência da Defesa Civil Estadual, relatório que será utilizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura para encaminhar a licitação. O recurso para as obras na SC-390, de pouco mais de R$ 19 milhões, foi garantido pelo Governo Federal no ano passado.

O relatório da Defesa Civil cita 25 pontos críticos, sendo 23 deles no trecho entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. O investimento maior será na instalação de uma tela metálica de alta resistência para conter as rochas em caso de deslizamento. Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, somente no ano passado foram registrados pelos menos onze desmoronamentos, nenhum deles com vitimas.

O relatório agiliza o encaminhamento da licitação, pois a etapa de mapeamento e análise dos pontos já está concluída. O secretário do Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, acredita que em até um mês a parte documental esteja pronta. O dinheiro está disponível desde outubro, e em hipótese alguma deve ser desperdiçado por questões burocráticas, defende o governador.

— É mais um compromisso, a segurança e a gestão adequadas da coisa pública. Não podemos perder recursos já disponibilizados. É um carinho que a nossa Serra precisa, pois o potencial é infindável em uma indústria limpa como o turismo — defendeu o governador.

No mês passado, a serra foi interditada depois de uma vistoria de rotina da Polícia Militar Rodoviária. Uma mureta de proteção apresentou afastamento da pista e o ponto foi isolado. Em outro local, o desnível do pavimento também chamou a atenção da Defesa Civil e a área recebeu reparo com pavimentação asfáltica. A serra foi reaberta sem a obra na mureta, mas com restrições para caminhões de grande porte. Na semana passada, a circulação foi liberada para todos os veículos.

Fonte: NSC Total: Foto: Guilherme Hahn, Especial
 
 
VEJA TAMBÉM
17/05/2019 - Acidente foi registrado na madrugada na BR 282 em Ponte Serrada
17/05/2019 - Citados em delação do dono da Gol negam financiamento ilegal
17/05/2019 - Economia caiu 0,1% no 1º trimestre, aponta monitor do PIB da FGV
17/05/2019 - Tite anuncia seleção brasileira da Copa América em meio a quebra-cabeça
15/05/2019 - 52% dos catarinenses já se vacinaram contra a gripe
15/05/2019 - Após habeas corpus, Temer é solto e deixa prisão no Comando de Policiamento de Choque, em SP
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet