12/03/2019
Governador de SC entrega termo para licitar obras na Serra do Rio Rastro
 


As obras de contenção de rochas, na pavimentação e na drenagem da Serra do Rio do Rastro estão mais próximas de se tornar realidade. O governador Carlos Moisés entregou na manhã desta segunda-feira (11) o termo de referência da Defesa Civil Estadual, relatório que será utilizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura para encaminhar a licitação. O recurso para as obras na SC-390, de pouco mais de R$ 19 milhões, foi garantido pelo Governo Federal no ano passado.

O relatório da Defesa Civil cita 25 pontos críticos, sendo 23 deles no trecho entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. O investimento maior será na instalação de uma tela metálica de alta resistência para conter as rochas em caso de deslizamento. Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, somente no ano passado foram registrados pelos menos onze desmoronamentos, nenhum deles com vitimas.

O relatório agiliza o encaminhamento da licitação, pois a etapa de mapeamento e análise dos pontos já está concluída. O secretário do Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, acredita que em até um mês a parte documental esteja pronta. O dinheiro está disponível desde outubro, e em hipótese alguma deve ser desperdiçado por questões burocráticas, defende o governador.

— É mais um compromisso, a segurança e a gestão adequadas da coisa pública. Não podemos perder recursos já disponibilizados. É um carinho que a nossa Serra precisa, pois o potencial é infindável em uma indústria limpa como o turismo — defendeu o governador.

No mês passado, a serra foi interditada depois de uma vistoria de rotina da Polícia Militar Rodoviária. Uma mureta de proteção apresentou afastamento da pista e o ponto foi isolado. Em outro local, o desnível do pavimento também chamou a atenção da Defesa Civil e a área recebeu reparo com pavimentação asfáltica. A serra foi reaberta sem a obra na mureta, mas com restrições para caminhões de grande porte. Na semana passada, a circulação foi liberada para todos os veículos.

Fonte: NSC Total: Foto: Guilherme Hahn, Especial
 
 
VEJA TAMBÉM
19/03/2019 - Após baixa adesão, SC terá campanha de vacinação contra febre amarela
19/03/2019 - Ex-governador do Paraná, Beto Richa volta a ser preso
19/03/2019 - Lei Seca diminui em 53% mortes de trânsito no Rio em 10 anos de existência
15/03/2019 - Promotores mostram fotos de Bernardo morto e apontam culpa dos quatro réus por 'homicídio repugnante
14/03/2019 - Senado aprova regra que pune constrangimento a amamentação em público
14/03/2019 - Primeiro réu do caso Bernardo a ser interrogado, Leandro Boldrini nega acusações: 'Não mandei matar
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet