13/03/2018
Nova placa veicular será mais barata e impossível de falsificar, diz Denatran
 


As novas placas de veículos de todo o Brasil serão mais baratas e impossíveis de serem falsificadas, afirmou o Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, em entrevista na manhã desta segunda-feira (12) à Rádio Gaúcha. Seguindo o padrão adotado por países do Mercosul, elas contarão com um chip e um código que facilitarão o rastreamento e a identificação de automóveis roubados ou clonados. Os dados fornecidos pelos itens serão compartilhados com as polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais.

— Será impossível [falsificar], pois elementos como o QR code, o próprio chip, e outros elementos de segurança que têm na própria placa só poderão ser advindos do Denatran e repassados para essas fábricas [que produzirão os exemplares] — diz o diretor sobre a mudança no processo de confecção do item de identificação nos carros.

Outro benefício do novo modelo, segundo Alves, é o barateamento do preço final da placa, visto que peças presentes nos tipos atuais não constarão futuramente — caso do lacre. A nova dinâmica favoreceria o acompanhamento mais de perto por parte do Denatran que, em parceria com os Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do país, teria mais força para fiscalizar possíveis abusos. O diretor estima que o preço médio será em torno de R$ 40 por unidade.

— Nosso objetivo é reduzir o custo para o cidadão brasileiro — conta Alves.

A resolução, que foi publicada no Diário Oficial da União quinta-feira (8), entra em vigor em 180 dias. Na primeira etapa, a mudança será válida para modelos zero quilômetro, veículos que passarem por transferência de município ou de propriedade, além de quando houver a necessidade de substituir placas. Os demais terão até 31 de dezembro de 2023 para se adaptar. De acordo com o Denatran, fica facultativo ao proprietário antecipar a substituição da placa.

Fonte: Diário Catarinense
 
 
VEJA TAMBÉM
20/06/2018 - Copom se reúne nesta quarta para definir taxa de juros; mercado prevê manutenção da Selic em 6,5%
20/06/2018 - Cirurgias de ouvido, nariz e garganta integram novo mutirão xaxinense do Programa Aqui a Fila Anda
20/06/2018 - 119,6 mil catarinenses ainda não sacaram o PIS/Pasep 2016; saiba se você tem direito
17/06/2018 - Polícia Federal abre concurso com 500 vagas; maior salário é de R$ 22,6 mil
13/06/2018 - Santa Catarina não atinge meta de vacinação contra a gripe
13/06/2018 - Santa Catarina amplia exportações de carnes em maio
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet