14/07/2021
Colegiado de Educação da AMAI realiza reunião com mais de 15 temas
 


Entre eles, Desfile Cívico, Plano Municipal de Educação, Plano de Contingência e alfabetização dos alunos

Colegiado de Educação da AMAI realizou uma reunião extraordinária na última sexta-feira (9), no auditório da AMAI para debater mais 15 itens de interesse regional em relação à educação.

Entre os assuntos, destaque para a Conferência Nacional de Educação – CONAE, item que compõe os Planos Municipais de Educação e que deve ser executado de 1 de agosto a 31 de outubro deste ano pelos municípios. Para auxiliar o processo, foi deliberado em reunião que a Associação irá produzir material de referencia, serão trabalhados os eixos orientadores através de vídeos, para que os municípios utilizem em seus seminários municipais.

Com a chegada do recesso escolar, previsto para as duas últimas semanas de julho, foi repassado aos presentes orientação para que realizem uma revisão dos Plano de Contingência para Educação (Plancon). Verificando se as medidas quanto a prevenção e ações em relação a COVID-19 estão sendo cumpridas, se há ajustes a serem feitos.

A coordenadora de formação da AMAI, Fernanda Bertotto explica que há uma orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), que estabelece procedimentos quando há contaminação na escola.

“Foi orientado que quando o município for tomar alguma medida, que siga as orientações do Cômitê Municipal de Educação que está cuidando do Plancon e siga orientações técnicas da DIVE”, pontua.

Empresa Citilabs, de Caçador, teve uma participação na reunião, apresentando aos profissionais varias soluções tecnológicas voltadas à educação.

Outro assunto importante abordado foi em relação aos Planos Municipais de Educação, aprovados em 2014 e que tem vigência até 2024.

“Reforçamos a importância da comissão do município avaliar o cumprimento das metas dessa lei que é municipal e que ajuda a reger as ações e a gestão de investimentos, alinhando com o orçamento municipal”, reforça.

Dentro dos Planos Municipais de Educação, prevê um item sobre a Gestão Democrática, segundo Fernanda, para que se torne realidade, é necessário fazer alterações na legislaão, questões de editais e novos critérios de trabalho. Para auxiliar no processo, será criado um grupo de trabalho (GT) com participação da Fernanda e do Assessor jurídico da AMAI, Gabriel Rufatto, e demais integrantes do colegiado, para a elaboração de documentos de referencia para ser utilizado em toda região, seja na escolha de dirigentes escolares, conselhos escolares ou demais critérios envolvidos na Gestão Democrática.

Desfile cívico - 7 de setembro

Coma pandemia uma lista de eventos escolares precisaram ser adaptados no calendário escolar, entre eles, o desfile cívico do dia da Independência do Brasil em 7 de setembro. Em reunião, o Colegiado deliberou que ainda visando o cuidado devido à pandemia, não haverá desfile cívico em nenhum dos 14 munícipios da região AMAI. Como a data é considerada letiva no calendário, serão realizadas ações dentro do ambiente escolar, com envolvimento de alunos e professores, mas sem abertura ao público ou atividades remotas, para contemplar a data.

Pesquisa sobre a alfabetização

Outro ponto apresentado na reunião foi à pesquisa realizada para analisar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano, após o primeiro ano de pandemia e alteração das atividades escolares. O resultado mostrou que 59% dos alunos do segundo ano da região AMAI, não estão alfabetizados ainda. Segundo Fernanda, após o resultado da pesquisa, serão pensadas estratégias regionais, para tentar amenizar a situação.

Também foram temas da reunião, o parecer do CNE sobre 1/3 horas atividades; Salarial; Guia de retorno as aulas do Governo Federal; Aplicação dos 70% do Fundeb; Comunicados da rede estadual; Recesso Escolar; Ensino domiciliar e Implantação BNCC.

Fonte: AMAI/ Foto: AMAI
 
 
VEJA TAMBÉM
19/09/2021 - Colisão em muro de cooperativa termina com duas pessoas mortas
16/09/2021 - Morre o músico tradicionalista Iedo Silva, vítima da Covid-19
16/09/2021 - Santa Catarina terá Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica
16/09/2021 - Ministério da Saúde mantém intervalo de 12 semanas para a segunda dose da vacina da AstraZeneca
16/09/2021 - Flamengo vence o Grêmio em jogo com torcida no Maracanã e vai enfrentar o Athletico na semifinal
16/09/2021 - Carlos Moisés assina acordo para repasse de R$ 465 milhões para obras em rodovias federais de SC
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
BR 282 - Em frente a Ideal Veículos, CEP: 89820-000 - Xanxerê - SC
Fone: 49 . 3433 9797 | 49 . 99123 7132
© - Ideia Good - Soluções para Internet