21/01/2021
Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina
 


A chuva dos últimos dias e que segue nesta quinta-feira (21) provoca estragos em várias cidades de Santa Catarina. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, 44 deslizamentos de terra foram registrados. Na mesma região, em Rio dos Cedros, uma família que mora próximo a áreas de risco foi retirada de casa e levada para um abrigo.

Joinville, no Norte, e cidades da Grande Florianópolis também registraram transtornos entre a noite de quarta-feira (20) e esta manhã. Desde domingo, a instabilidade do tempo causa chuva no estado.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota com alerta para a previsão de temporais entre a noite de quarta-feira (20) e madrugada desta quinta. Há risco de deslizamento e enxurradas principalmente no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Blumenau registrou 59 ocorrências entre o domingo (17 ) e a noite de quarta-feira (20). Quarenta e oito foram registradas no último dia. Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Itajaí-Açu subiu 3 metros.

Segundo a Defesa Civil municipal, foram 44 deslizamentos de terra, quatro quedas de muro, sete quedas de árvore e quatro alagamentos. Apesar dos transtornos, não há desabrigados ou desalojados.

Alagamentos: 4
Deslizamentos: 44
Queda de muro: 4
Que da de árvore: 7
Total: 59

A Defesa Civil de Rio dos Cedros retirou três pessoas da mesma família de uma casa na comunidade de Rio Herta. O local está sendo monitorado e há risco de risco de novos deslizamentos na cidade.

A prefeitura também monitora o nível do Rio dos Cedros, que chegou a 5,71 metros por volta das 6h desta quinta. Houve deslizamento de terra nos bairros Alto Cedros, Rio Rosina e Rio Esperança. A Secretaria de Infraestrutura foi até o local para desobstruir a passagem nas ruas afetadas.

A família desalojada foi levada para um abrigo provisório que aberto no salão da capela da comunidade. Outras famílias também podem ser levadas para o local, caso ocorra novas ocorrências.

Na cidade, 563 unidades consumidoras estavam sem energia por volta das 8h, segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O município tem cerca de 5,8 mil unidades.

Em Timbó, a prefeitura solicitou aos moradores caminhões disponíveis para transporte de móveis. Perto das 9h, o nível do Rio Benedito estava 6,60 metros e há risco de enchente na região. Para as próximas horas, a expectativa é que o rio ultrapasse os 7 metros.

Segundo o secretário da Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina, a preocupação maior é com o risco de novos deslizamentos por conta da chuva intermitente e solo encharcado. Até a manhã desta quinta-feira, a cidade não registrava desabrigados e desalojados, mas as equipes monitoram as áreas de risco.

"A elevação do rio [Itajaí-Açu] foi em função da grande quantidade de chuva que caiu na noite de ontem na região de Timbó, Rio dos Cedros e Pomerode e já está criando uma instabilidade do rio", informou.
O município trabalha para ativar locais para abrigar possíveis desabrigados e desalojados. A previsão é que a chuva continue em Santa Catarina até sexta-feira (22).

Fonte: G1/ SC Foto: Defesa Civil/ Divulgação
 
 
VEJA TAMBÉM
25/02/2021 - Chapecó recebe mais dez respiradores
25/02/2021 - Gaeco, PRF e Forças de segurança deflagram megaoperação contra facção criminosa
25/02/2021 - Governo de SC começa distribuir novas doses da vacina contra a Covid-19 para as regionais de saúde
23/02/2021 - Prefeitura de Chapecó anuncia fechamento dos serviços não essenciais e toque de recolher
23/02/2021 - Posto será obrigado a informar composição do preço de combustível
23/02/2021 - Portaria da Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas de média e alta complexidade
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
BR 282 - Em frente a Ideal Veículos, CEP: 89820-000 - Xanxerê - SC
Fone: 49 . 3433 9797 | 49 . 99123 7132
© - Ideia Good - Soluções para Internet