08/05/2020
Trabalhadores de frigoríficos são mais da metade do número de casos de Covid-19 em cidade de SC
 


Concórdia, cidade de 74,6 mil habitantes no Oeste catarinense, tem mais da metade dos casos de Covid-19 em trabalhadores de frigoríficos, segundo a prefeitura. Há uma empresa do ramo no próprio município e outra na vizinha Ipumirim. O Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) investiga casos em funcionários da área também em Chapecó, na mesma região, e Nova Veneza, no Sul.

O governo anunciou na quinta-feira (7) medidas restrições de prevenção ao coronavírus para a região como o fechamento do comércio não essencial por 14 dias e o uso obrigatório de máscaras. A situação também foi tema de reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc) com o setor e as secretarias de Estado da Saúde e da Agricultura. Na ocasião, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados (Sindcarne-SC) disseram que os frigoríficos adotaram protocolos rigorosos, sob orientação médica.

Segundo a Prefeitura de Concórdia, havia 176 casos confirmados de Covid-19 na cidade, conforme boletim das 18h de quarta-feira (6), 94 deles em trabalhadores de frigoríficos. O primeiro diagnóstico na cidade foi em 11 de abril, de uma mulher contratada por um frigorífico em Ipumirim. Uma semana depois, começaram a aparecer casos na indústria de carne de Concórdia.

Para o prefeito Rogério Luciano Pacheco, não é possível afirmar que os trabalhadores contraíram o vírus dentro do frigorífico da cidade.

O presidente do Sindicato da Alimentação de Concórdia e Região, Jair Baller, confirmou que há casos da doença em funcionários da indústria da carne no município e em Ipumirim, mas não tinha informação sobre quantos testaram positivo.

De acordo com o prefeito, foi feita uma inspeção da Vigilância Epidemiológica estadual no frigorífico, que é da BRF, no dia 28 de abril e foi dado prazo até 3 de maio para serem feitas adequações. A empresa disse em nota que foram adotadas normas como uso de máscaras, distanciamento mínimo entre funcionários, medição de temperatura, afastamento de quem é do grupo de risco e de casos suspeitos e reforço de higienização, entre outros.

Há duas mortes por coronavírus em Concórdia. Segundo o município, nenhuma das vítimas fatais é trabalhador de frigorífico.

Fonte: G1 SC/ Foto: Oeste em Foco
 
 
VEJA TAMBÉM
10/07/2020 - Coronavírus em SC: Estado confirma 38.408 casos e 447 mortes por Covid-19
10/07/2020 - Terminam hoje inscrições para o Sisu
10/07/2020 - Nascidos em maio podem sacar primeira parcela de auxílio emergencial
10/07/2020 - Na liderança nacional, comércio de Santa Catarina cresce 18,1% em maio
09/07/2020 - Partido Progressista lança a pré-candidatura de Arnaldo Lovatel e Ana Cecília Cirino a majoritária
09/07/2020 - Coronavírus em SC: Estado confirma 36.810 casos e 432 mortes por Covid-19
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet