02/12/2019
Registro automático permite abertura de empresas em poucos minutos em SC
 


O Governo catarinense lança nesta segunda-feira (2) o Registro Automático para abertura de empresas no estado. Segundo o Governo, o procedimento deve avançar rumo à simplificação e desburocratização. Com a novidade, o tempo médio do processo para algumas atividades passa de 40 para cinco minutos.

A iniciativa é da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Conforme as informações divulgadas, nesta primeira etapa o serviço digital será disponibilizado para abertura de negócios com as naturezas jurídicas de Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Responsabilidade Limitada (LTDA), que permite vários sócios e o capital é livre. Em um segundo momento, também poderá ser usado para extinções e alterações.

Passo a passo

Na Pesquisa Prévia de Viabilidade (PPV) é feita uma avaliação de nome e endereço para verificação se há algum impedimento para criação da empresa. Depois dessa etapa, assim que o sistema da Jucesc confirma o pagamento do Documento de Arrecadação do Estado de Santa Catarina (DARE), imediatamente o registro é efetuado.

Empresários e sócios assinam o documento através de certificado digital, que utiliza um contrato padrão, definido pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI). A análise é feita pela Junta Comercial em até dois dias após o registro. Mesmo que haja algum tipo de erro que precisa ser resolvido, o empresário tem 30 dias para fazer as correções, sem prejuízo do registro já efetivado.

Fonte: SECOM SC
 
 
VEJA TAMBÉM
31/07/2020 - Umberto Louzer explica evolução da Chapecoense no mata-mata: “Trabalho”
31/07/2020 - Estado confirma 80.904 casos e 1.043 mortes por Covid-19
31/07/2020 - Receita paga hoje novo recorde em lote de restituição de imposto de renda
31/07/2020 - Número de desocupados diante da pandemia sobe para 12,2 milhões, aponta IBGE
31/07/2020 - Estado repassa para Educação mais de R$ 45,2 milhões em emendas do Orçamento de 2019
31/07/2020 - Audiência Pública apresenta planejamento da LDO e LOA para 2021
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet