15/10/2019
Presidente da Alesc, Julio Garcia é indiciado por quatro crimes na operação Alcatraz
 


Em dois relatórios entregues nesta segunda-feira (14) à Justiça Federal, a Polícia Federal (PF) indiciou mais 21 pessoas dentro da operação Alcatraz. Entre elas está o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Julio Garcia (PSD). Ele foi indiciado pelos crimes de fraude em licitação, integrar organização criminosa, corrupção ativa e ocultação de bens.

O primeiro deles, onde Julio Garcia aparece, detalha indícios de fraude numa licitação da secretaria de administração e seus atos seguintes, entre 2015 e 2018. São alvos dos indiciamentos empresários, agentes públicos e servidores. Segundo a PF, a investigação apontou um prejuízo, em valores atualizados, de R$ 1,4 milhão em contratos ligados à área de tecnologia. O mesmo relatório ainda detalha indicativos de crimes de lavagem ou ocultação de bens.

No segundo relatório, o alvo é uma licitação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) feita em 2015, também superfaturada, de acordo com a PF. Assim como no primeiro caso, a licitação era para um contrato da área de tecnologia.

Os dois relatórios se somam as outros quatro já concluídos desde 30 de maio, quando foi deflagrada a ação contra uma suposta organização criminosa que atuaria dentro da secretaria de Administração do Estado e da Epagri. Duas pessoas continuam presas em Florianópolis. Nos relatórios concluídos nesta segunda, há 20 fatos com evidências de práticas criminosas.

Mais prazo
A juíza federal Janaína Cassol Machado havia concedido prazo até esta segunda-feira, 14 de outubro, para a conclusão do inquérito. A PF pediu novamente a prorrogação das investigações "em relação a outros fatos em apuração".

Quem acompanha a operação nos bastidores estima que ainda há muito trabalho pela frente para os agentes. Nos próximos passos, o Ministério Público Federal (MPF) deve se manifestar sobre os indiciamentos e decidir pelo oferecimento ou não da denúncia.

Fonte: NSC Total/ Foto: Tiago Ghizoni/NSC Total
 
 
VEJA TAMBÉM
30/05/2020 - Covid-19 nas comunidades: SC tem mais de 32 mil famílias em situação de vulnerabilidade, diz IBGE
30/05/2020 - Coronavírus em SC: Estado confirma 8.530 casos e 134 óbitos por Covid-19
30/05/2020 - Movimento pela reabertura da unidade da JBS reúne população em carreata pelo centro de Ipumirim
29/05/2020 - SC passa de 130 mortes por coronavírus e chega a 8 mil casos confirmados
29/05/2020 - Lote de 50 respiradores comprados por SC que estava retido em aeroporto é entregue ao governo
29/05/2020 - Pesquisa da CNI mostra que 22% das empresas só têm condições financeiras de manter atividades por ma
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet