19/03/2019
Após baixa adesão, SC terá campanha de vacinação contra febre amarela
 


Após baixa adesão da população, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) fará campanha no estado da vacinação contra a febre amarela. Moradores a partir dos 9 meses de idade devem ser imunizados. A vacina está disponível nas unidades de saúde. É possível consultar os locais site da Dive-SC.

A meta é imunizar 95% da população de Santa Catarina. Conforme a Dive-SC, até esta segunda-feira (18), foram vacinados 56% do público-alvo.

A campanha contra a febre amarela começa nesta quarta (20) e vai até 20 de abril. A vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Quem já tomou uma dose já está imunizado, não é preciso reforço.

Preocupação
No início deste ano, o Paraná começou a registrar casos de febre amarela. Em 7 de março, o estado vizinho confirmou a primeira morte pela doença: a de um trabalhador da zona rural de Morretes que não havia tomado a vacina.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt, o aparecimento de casos no Paraná significa que o vírus, que antes estava em São Paulo, pode chegar a qualquer momento a Santa Catarina.

Febre amarela
A doença pode matar em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente, de acordo com a Dive-SC. Os principais sintomas são:

início súbito de febre
calafrios
dor de cabeça intensa
dores nas costas
dores no corpo
náuseas e vômito
fadiga e fraqueza
Alguns pacientes melhoram após esses sintomas iniciais. Porém, em 15% a 60% deles a doença evolui para o estágio grave. Nessa situação, o paciente pode desenvolver complicações como febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Entre 20% e 50% dos pacientes com a forma grave da doença podem morrer, conforme a Dive-SC.

A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Não há como uma pessoa passar a doença para outra.

Fonte: G1/SC/ Foto: Divulgação
 
 
VEJA TAMBÉM
17/05/2019 - Acidente foi registrado na madrugada na BR 282 em Ponte Serrada
17/05/2019 - Citados em delação do dono da Gol negam financiamento ilegal
17/05/2019 - Economia caiu 0,1% no 1º trimestre, aponta monitor do PIB da FGV
17/05/2019 - Tite anuncia seleção brasileira da Copa América em meio a quebra-cabeça
15/05/2019 - 52% dos catarinenses já se vacinaram contra a gripe
15/05/2019 - Após habeas corpus, Temer é solto e deixa prisão no Comando de Policiamento de Choque, em SP
PEÇA SUA MÚSICA
  COMO ANUNCIAR
  TOP 10 MOMENTO
  ANIVERSARIANTES
  FÃ DA MOMENTO
  MURAL DE RECADOS
  PROMOÇÕES
  CLASSIFICADOS
  MENSAGEM DO DIA
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  AGENDA DE EVENTOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet