• Gaste o seu dinheiro com você, com seus gostos e caprichos.
• É hora de usar o dinheiro (pouco ou muito) que você conseguiu economizar. Use-o para você, não para guardá-lo e não para ser desfrutado por aqueles que não tem a menor noção do sacrifício que você fez para consegui-lo.
• Não é tempo para maravilhosos investimentos, por mais que possam parecer, eles só trazem problemas e é hora de ter muita paz e tranqüilidade.
• PARE de PREOCUPAR-SE COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA dos filhos e netos. Não se sinta culpado por gastar o seu dinheiro consigo mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Agora, pois, a responsabilidade é deles. JÁ NÃO é época de sustentar qualquer pessoa de sua família.
• Seja um pouco egoísta, só um pouquinho pode e é “por você”.
• Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (por exemplo, caminhadas e alongamentos) e coma bem com cardápios saudáveis.
• SEMPRE compre o melhor e mais bonito. Lembre-se que, neste momento, um objetivo fundamental é de gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos e do seu parceiro. Após a morte o dinheiro só gera ódio e ressentimento e detalhe: Você não leva nada daqui.
• NADA de angustiar-se com pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.
• Independente da idade, sempre mantenha vivo o amor. Ame o seu parceiro(a), ame a vida.
• LEMBRE-SE !! Uma pessoa nunca é velha enquanto tiver consigo a inteligência e o afeto.
• Seja vaidoso(a). vá ao cabeleireiro freqüentemente, cuide-se, vá ao dermatologista, dentista, e use perfumes e cremes, claro com moderação.
• SEMPRE mantenha-se atualizado. Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na tv, visite Internet, conecte-se.
• Respeite a opinião dos mais JOVENS. Muitos deles estão melhor preparados para a vida, como nós quando estávamos com a idade deles. Nunca use o termo "no meu tempo". Seu tempo é agora.
• NÃO caia em tentação de viver com filhos ou netos. Apesar de ocasionalmente ir alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas especialmente, respeite “a sua”.
• Pode ser muito divertido conviver com pessoas de sua idade.
• Mantenha um hobby. Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar de um pet, cuidar de plantas...
• Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.
• ACEITE convites. saia, brinque, sorria... Vá a formaturas, aniversários, casamentos, churrascos...
• Visite museus, vá para o campo - o importante é sair de casa por um tempo, sair da rotina.
• Fale pouco e ouça mais. Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre coisas boas e agradáveis. Jamais se lamente.
• Permaneça apegado à religião.
• Ria muito, ria de tudo. Você é um sortudo(a), você teve uma vida, uma vida longa, afinal 50, 55... 60 anos não é pra qualquer um...
• Não faça caso do que dizem a seu respeito, e menos ainda do que pensam de você.
• Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe.
• A coisa mais importante já está feita: VOCÊ E SUA HISTÓRIA.
• VIVA! Viva a vida e seja feliz!
*
|